Governança

Conselho de Administração independente e experiente, com perfis diversos 

 

Conselho de Administração da Waga Energy
Mathieu Lefebvre, graduado em Engenharia pela École Centrale Marseille, possui uma vasta experiência na indústria de biogás. Durante seus onze anos no Grupo Air Liquide, ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dessa atividade e contribuiu para os primeiros projetos de metanização na França. Em 2015, Mathieu Lefebvre juntou-se a Nicolas Paget e Guénaël Prince para cofundar o Grupo Waga Energy, empresa que implementa uma tecnologia única de produção de biometano - energia limpa, renovável e localmente produzida - a partir do biogás de aterros sanitários. Paralelamente à presidência da Waga Energy, Mathieu Lefebvre trabalha no desenvolvimento do setor de biometano, especialmente através do Comitê Nacional de Biogás, criado pelo governo francês em 2015.
Mathieu Lefebvre
CEO of Waga Energy
Guénaël Prince, um dos cofundadores da Waga Energy, desempenha um papel fundamental na empresa como diretor geral nos Estados Unidos e diretor técnico e de P&D do Grupo. Com uma formação acadêmica impressionante que inclui três diplomas obtidos na ParisTech, Grenoble IAE e IFP School, Guénaël Prince possui uma vasta experiência no setor de energia. Iniciou sua carreira na Sofregaz por 4 anos. Em seguida, continuou na Air Liquide de 2010 a 2015, onde contribuiu para o desenvolvimento da atividade de recuperação de biogás. Foi lá que ele conheceu Mathieu Lefebvre e Nicolas Paget, engenheiros especializados em gases renováveis. Juntos fundaram a Waga Energy em 2015, uma empresa pioneira e líder na valorização do biogás de resíduos sólidos domésticos em biometano. Guénaël Prince lidera a atividade de P&D do Grupo e, desde 2019, dirige sua subsidiária nos Estados Unidos.
Guénaël Prince
Director in United States
Arnaud Delattre é um engenheiro agrônomo com sólida experiência em empreendedorismo. Ocupou vários cargos de gerência em empresas como Boston Consulting Group, Saresco e Christofle. Antes de fundar a Starquest Capital em 2008, Arnaud Delattre foi um investidor-anjo por 5 anos, durantes os quais investiu em 12 empresas com uma taxa interna de retorno (TRI) de 13,8%. A Starquest Capital é um fundo de investimento especializado no apoio a startups com alto impacto ambiental.
Arnaud Delattre
Chairman of Starquest Capital
Stéphane Assuied é contador e mestre especializado em direito tributário. Sua carreira teve início em 1989 quando trabalhou como auditor na Price Waterhouse antes de ingressar no Grupo ONET, trabalhando primeiramente na reformulação dos sistemas de informação do Grupo e depois,como responsável pelas operações de crescimento externo nos setores de limpeza industrial, segurança e trabalho temporário. Em 2003, ele assume a liderança da Interfirm M&A. Em 2005, fundou a empresa de investimentos Jericho, e em 2012, cofundou a Tertium, um fundo de desenvolvimento de capital destinado a apoiar o crescimento de empresas regionais, fortalecendo seus próprios recursos e garantindo sua sustentabilidade ao organizar sua transmissão.
Stéphane Assuied
Chief Executive Officer of Tertium (non-voting director)
Anne Lapierre é advogada e sócia responsável pelo departamento de energia da Norton Rose Fulbright em Paris. Anne também é corresponsável pelo escritório de Casablanca e pela prática global do escritório (com 1000 advogados dedicados ao setor de energia em 56 escritórios ao redor do mundo). Anne Lapierre concentra sua prática no desenvolvimento de projetos relacionados à infraestrutura e energias convencionais e renováveis. Ao longo de sua carreira, Anne assessorou seus clientes em diversos projetos inovadores e sem precedentes na França, nos países no norte da África e países de língua francesa na África. Ela desenvolveu vasto know-how no campo de energia solar e eólica, aconselhando tanto investidores e industriais quanto bancos e fundos de investimento.
Anne Lapierre
Independent director
Dominique Gruson é graduado pela École Centrale Paris e trabalhou por 31 anos na Air Liquide onde ocupou várias posições, principalmente em cargos de direção. Atualmente, ele atua como consultor em uma empresa de consultoria em gestão e também como co-diretor de uma empresa especializada em bijuterias. Dominique desempenha o papel de administrador independente na empresa.
Dominique Gruson
Independent director
Christilla de Moustier é sócia do fundo de investimento Fremman Capital, membro do comitê de investimento e responsável pela ESG. Possui 30 anos de experiência profissional, incluindo 23 anos na indústria de private equity. Antes de ingressar na Fremman em 2021, Christilla atuou como consultora independente por 10 anos, acompanhando e aconselhando empresas de capital de investimento em questões de investidores e captação de fundos. Anteriormente, ela trabalhou 12 anos na PAI Partners, em que foi responsável pelas relações com investidores. Christilla também trabalhou como auditora na Arthur Andersen por 2 anos e como advogada especializada em direito empresarial na Archibald Andersen por 4 anos. Ela é graduada pela ESCP Europe, possui graduação em Direito e o Certificat d'Aptitude à la Profession d'Avocat (CAPA) e é Auditora da Session Politique de Défense de l'IHEDN.
Christilla de Moustier
Head of ESG at Fremman Capital
Séverine Adami é Diretora Financeira (CFO) da divisão de Inovação e Desenvolvimento da Air Liquide e Diretora Geral da ALIAD. Possui 20 anos de experiência profissional na indústria e em consultoria. Antes de ingressar na Air Liquide em 2016, ela passou 8 anos na Lafarge, onde ocupou cargos nas áreas de estratégia e desenvolvimento de negócios, fusões e aquisições e finanças, principalmente em regiões emergentes. Anteriormente, Séverine atuou como consultora de estratégia e gestão por 10 anos (Bossard-Gemini Consulting, Kea&Partners), trabalhando especialmente em projetos de marketing e vendas em contextos internacionais. Ela é graduada pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon e pelo INSEAD.
Severine Adami
Permanent representative of Air Liquide Venture Capital (ALIAD)
Anna Creti é professora titular na área de Economia do Clima (Université Paris Dauphine) e de Economia do Gás Natural (Université Paris Dauphine, Toulouse School of Economics, IFPEN, École des Mines). Ela também é pesquisadora na École Polytechnique de Paris, e afiliada ao Institut Siebel, Berkeley. Anna é membro do Comitê Científico e de Peritagem do Observatório da Finança Sustentável, do Grupo de Trabalho ACPR AMF Finança Sustentável, do Comitê Científico ACPR-Banque de France e do Comitê Científico do Projeto Ambition Climat-Caisse des Dépôts. Anna possui um doutorado pela Toulouse School of Economics e um pós-doutorado pela London School of Economics. Seus estudos e pesquisas abrangem a concorrência e regulação dos serviços públicos na Europa, bem como a relação entre energia, clima e regulamentação ambiental. Como coeditora da revista Energy Economics, Anna Creti tem contribuído com publicações em importantes revistas econômicas e também é uma colaboradora frequente em vários meios de comunicação.
Anna Creti
Independent director
Christophe Guillaume é engenheiro agrícola formado pela LaSalle Beauvais. Como gerente da Noria, ele desempenha um papel fundamental na gestão de projetos e no acompanhamento das participações do setor de Ecoenergia, em estreita colaboração com seus dirigentes.
Christophe Guillaume
Chairman of Noria
Anne de Bagneux has held leadership positions in the environment, mobility, and energy sectors. Until the end of 2023, she was the president of Antargaz, a company that supplies liquid gas in France and the Benelux region. Previously, she was the deputy CEO of Transdev France and then the director of strategy and transformation for the Transdev Group, serving on the executive committee. She spent the first twenty years of her career in the environmental sector (water, waste), notably at Veolia, and many years in Asia.
Anne de Bagneux
Independent director

Uma equipe de direção especializada e que se autocomplementa

Comitê de direção da Waga Energy
Mathieu Lefebvre, graduado em Engenharia pela École Centrale Marseille, possui uma vasta experiência na indústria de biogás. Durante seus onze anos no Grupo Air Liquide, ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dessa atividade e contribuiu para os primeiros projetos de metanização na França. Em 2015, Mathieu Lefebvre juntou-se a Nicolas Paget e Guénaël Prince para cofundar o Grupo Waga Energy, empresa que implementa uma tecnologia única de produção de biometano - energia limpa, renovável e localmente produzida - a partir do biogás de aterros sanitários. Paralelamente à presidência da Waga Energy, Mathieu Lefebvre trabalha no desenvolvimento do setor de biometano, especialmente através do Comitê Nacional de Biogás, criado pelo governo francês em 2015.
Mathieu Lefebvre
CEO of Waga Energy
Nicolas é engenheiro de materiais formado pela Université de Technologie de Compiègne (UTC). Adquiriu experiência em grandes projetos industriais enquanto trabalhava na Technip. Em seguida, ele ingressou na Air Liquide, onde desempenhou um papel importante no projeto e construção das primeiras unidades francesas de recuperação de biogás. Juntamente com Mathieu Lefebvre e Guénaël Prince e comprometido com a transição energética, ele está buscando uma solução simples e econômica para produzir biometano a partir da recuperação do biogás de aterros sanitários, uma fonte de recursos ainda pouco valorizada. Essa solução tecnológica única deu origem à criação da Waga Energy em 2015. Na empresa em rápido crescimento, Nicolas Paget lidera a concepção e a construção das unidades de recuperação do biogás e de produção de biometano de alta qualidade.
Nicolas Paget
Chief Operating Officer
Licenciado em engenharia pela Centrale-Supélec e pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris, Jean-Michel Thibaud iniciou a sua carreira em finanças estruturadas na Société Générale e depois na Ixis (atualmente Natixis). Em 2001, entrou para o Grupo Orange como chefe e depois diretor de financiamento de projectos, antes de se tornar tesoureiro do grupo de 2008 a 2012. Em 2013, juntou-se à subsidiária Orange Business Services como Diretor Financeiro e Vice-Presidente Executivo, Estratégia, Transformação e Serviços Corporativos. Desde 2019, é vice-Diretor Financeiro do Grupo Orange, responsável pelo controlo de gestão, e foi Diretor Financeiro interino do Grupo entre março e setembro de 2023. Ele se juntará à Waga Energy em abril de 2024.
Jean-Michel Thibaud
Chief Financial Officer and Deputy General Manager
A graduate engineer of Polytech Nancy, Yann Pierre has been involved in the environment, Renewable Natural Gas, and waste-to-energy industry for over twenty years. Prior to joining Waga Energy, Yann was Sales Director for gas solutions at the US group Pentair, which is listed on the New York stock exchange. Before that, from 2014 to 2022, he played a key role in the development of Prodeval – one of France’s leaders in the purification of biogas from anaerobic digestion – serving as Director of Operations, then Sales Director. In earlier years, Yann held a worldwide sales position at Flotech, a New Zealand company specializing in gas and fluids engineering, and was Project Engineer at Urbaser, which specializes in waste treatment and recovery.
Yann Pierre
Directeur Commercial
Marie-Amélie é responsável pela gestão administrativa e financeira da Waga Energy. Ela possui formação pela Grenoble École de Management (GEM) e anteriormente atuou como controladora de gestão no grupo de mineração Rio Tinto e no CEA.
Marie-Amélie Richel
Deputy Administrative and Financial Director
A graduate of Sciences-Po, Aude Dubrulle has 30 years' experience in finance, first in investment banking and then with the Orange Group, where she held various financial positions (M&A, financing, accounting management, finance management) for 23 years. In 2020, Aude decided to become a part-time CFO, working with small and medium-sized companies to support their development. She now devotes most of her time to Waga Energy, which she joined in January 2022.
Aude Dubrulle
Deputy Administrative and Financial Director
Elsa é mestre em Recursos Humanos e responsável pela gestão de pessoal, treinamento e recrutamento. Anteriormente, ela era responsável de RH em uma PME em Grenoble.
Elsa Perfetti
Director of Human Resources
Guillaume é um engenheiro formado pela Arts et Métiers Paris Tech e é responsável pela operação e manutenção das unidades WAGABOX®. Anteriormente, era responsável pela manutenção de instalações petrolíferas no Grupo Doris Engineering.
Guillaume Piechaczyk
Operations Director
Caroline é uma engenheira formada pela Polytech Clermont e é responsável pela fabricação das unidades WAGABOX®, desde a concepção até o comissionamento. Anteriormente, ela coordenava as equipes de manutenção na Air Liquide Médical Belgique.
Caroline Millet
Project Director
Antonio é doutor em Energia pela Centrale Supélec. Ele desempenha um papel de liderança na equipe P&D responsável pela concepção e melhoria contínua das unidades WAGABOX®, identificação e análise de novas tecnologias e desenvolvimento de novos produtos. Anteriormente, trabalhava no desenvolvimento de processos de separação de gases na Air Liquide, depois de iniciar sua carreira na PSA Peugeot Citroën.
Antonio Trueba
R&D Director
Laurent é mestre em Jornalismo pela Université Grenoble Alpes e bacharel em História pela Université Rennes 2. Ele é responsável pela comunicação, relações com a imprensa e comunicação financeira. Atuou anteriormente como diretor editorial de uma agência de comunicação, após iniciar sua carreira como jornalista na área econômica.
Laurent Barbotin
Investor Relations and Press Director
Delphine, advogada especializada em direito empresarial, trabalhou em um escritório por 10 anos antes de ingressar no mundo corporativo. Depois de trabalhar no setor de saúde, ela se juntou à Waga Energy para lidar com assuntos regulatórios e jurídicos.
Delphine Bristiel
General Counsel & Compliance
Vicente é formado pela ENSGTI e pela HEC Paris e é responsável pelo desenvolvimento das atividades da Waga Energy na Europa. Anteriormente, trabalhou em projetos de energias renováveis Para a grDf, Engie e GEG.
Vincent Tisseire
Director of Business Development Europe
Francesca é especialista em estruturação e financiamento de projetos complexos e inovadores voltados para a transição energética. Ela iniciou sua carreira no Société Générale e ingressou na Green Giraffe em 2012, em Paris e Hamburgo, onde estruturou o financiamento de dois projetos de energia eólica offshore. Francesca tem origem italiana e neozelandesa e é mestre em Economia e Finanças pela Paris Dauphine e pela Victoria University of Wellington.
Francesca Consorti
Director of Financing
Licenciada pela Escola Politécnica de Paris, Lucie é responsável pela comercialização do biometano produzido pelas centrais WAGABOX® e pelo fornecimento de energia. Entrou para a Waga Energy após 13 anos na Air Liquide, onde foi responsável pelo hidrogénio e pelo biometano.
Lucie Tonnellier
Director of Energy
Martin é mestre em QHSE e é responsável pela política de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Waga Energy. Ele é encarregado de definir, adaptar e melhorar essa política de acordo com a estratégia geral e os desafios internos e externos da empresa.Anteriormente, ele era responsável pelas ações e estratégias de QHSE em uma instalação de incineração de resíduos sólidos.
Martin Tramoy
QHSE Director
Com mais de quinze anos de experiência profissional em TI e uma especialização em segurança cibernética industrial, Nicolas dirige o departamento de TI. Sua missão é fortalecer a segurança dos sistemas de informação, apoiar o crescimento da empresa e garantir a conformidade regulamentar.
Nicolas Maurino
Chief Information Officer
A graduate of INSA Rennes, Cyril is in charge of inventory management, purchasing and transport & customs. He joined Waga Energy after 15 years with Schneider Electric, where he developed his industrial skills, particularly in the field of electric vehicle charging stations.
Cyril Chu Van
Supply Chain Director
Diretores das filiais da Waga Energy no mundo
Guénaël Prince, um dos cofundadores da Waga Energy, desempenha um papel fundamental na empresa como diretor geral nos Estados Unidos e diretor técnico e de P&D do Grupo. Com uma formação acadêmica impressionante que inclui três diplomas obtidos na ParisTech, Grenoble IAE e IFP School, Guénaël Prince possui uma vasta experiência no setor de energia. Iniciou sua carreira na Sofregaz por 4 anos. Em seguida, continuou na Air Liquide de 2010 a 2015, onde contribuiu para o desenvolvimento da atividade de recuperação de biogás. Foi lá que ele conheceu Mathieu Lefebvre e Nicolas Paget, engenheiros especializados em gases renováveis. Juntos fundaram a Waga Energy em 2015, uma empresa pioneira e líder na valorização do biogás de resíduos sólidos domésticos em biometano. Guénaël Prince lidera a atividade de P&D do Grupo e, desde 2019, dirige sua subsidiária nos Estados Unidos.
Guénaël Prince
Director in United States
Entre 2006 e 2021, Julie Flynn desenvolveu conhecimentos de ponta em engenharia de biogás e hidrogénio na Air Liquide. Esta engenheira química, licenciada pela Universidade Laval e pela Universidade McGill, há muito que está convencida do papel eminente dos gases renováveis na transição energética. Entrou para a Waga Energy em 2021 como Diretora da filial canadiana do Grupo. Julie promove ativamente o papel das mulheres na engenharia e nas energias renováveis.
Julie Flynn
Director in Canada
Baptiste Usquin é o CEO da Waga Energy na Espanha. Possui mestrado em administração pela Neoma Business School e um mestrado em gestão de água pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona. Sua carreira teve início na Espanha em uma empresa industrial especializada em telhas e, posteriormente, entrou no setor de energia ao ingressar em 2008 em Paris no Grupo Electrabel (que atualmente faz parte da ENGIE). Mais tarde em 2010, mudou-se para Barcelona para integrar a Aguas de Barcelona. Ocupou diferentes cargos nesta empresa, primeiro como Energy Contract Manager e, posteriormente, como Energy Product Manager de 2013 a 2017. Em 2017, o Sr. Usquin assumiu um cargo global de Category Manager na Diretoria de Compras da Suez, em Paris. Desde agosto de 2021, Baptiste Usquin é o CEO da Waga Energy na Espanha, uma empresa de gases industriais que desenvolveu uma tecnologia única para valorizar o biogás de aterros sanitários em biometano. Essa tecnologia permite obter uma energia local, circular e acessível.
Baptiste Usquin
Director in Spain
Will Llewellyn trabalha no setor do biogás e do biometano no Reino Unido desde 2009. Tendo desempenhado funções técnicas e comerciais até ao nível da direção, Will tem uma compreensão aprofundada do mercado do biogás, do gás de aterro sanitário e do biometano. Will é bacharel em Biologia e em Letras Francês pela University of Manchester. Durante a universidade, passou um ano na França estudando o sequestro de carbono no fundo oceânico. Antes de migrar ao setor de energias renováveis, Will trabalhou por dez anos como corretor em Londres no setor de transporte marítimo de refinos de petróleo e biocombustíveis em todo o Noroeste da Europa. Através da combinação dos seus conhecimentos técnicos sobre o setor do biometano e a sua comprovada perspicácia comercial e estratégica nos setores do transporte marítimo e do biogás no Reino Unido, Will tem a missão de desenvolver os mercados britânico e irlandês de purificação de gás de aterro sanitário em biometano para a Waga Energy.
Will Llewellyn
Director in UK
Andrea Baldini é o CEO da Waga Energy na Itália. Ele é um profissional apaixonado e focado em metas, com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de negócios e marketing no mercado internacional de energias renováveis e serviços ambientais. Como entusiasta do meio ambiente e de mente aberta, ele se concentra em alcançar os objetivos da empresa, levando em consideração os valores sustentáveis e éticos do indivíduo e da empresa. É mestre em marketing comercial e estratégias de negócios pela Università degli studi di Parma, iniciou sua carreira com um percurso de dez anos em vendas internacionais de biogás e sistemas de armazenamento de emissões poluentes, atuando como elo entre a empresa e os clientes. Posteriormente, tornou-se coordenador da equipe de vendas de uma empresa EPC envolvida na construção de usinas de biogás e com atuação no mercado internacional. Como CEO da Waga Energy na Itália, Andrea assumiu o desafio de desenvolver o mercado e estruturar a presença da empresa no país. Planejamento e estratégia empresarial, conceitos de marketing, posicionamento, gestão de pessoal, gestão territorial, análise competitiva, desenvolvimento de produtos, relacionamento com clientes e gestão de contratos são habilidades que busca constantemente aprimorar ao longo da sua carreira. "Waga Energy simboliza a inspiração dos valores ecológicos, éticos e de tecnologia limpa que me motivam.”
Andrea Baldini
Director in Italia
Nossas entidades na Europa
Waga Energy na França
5 Avenue Raymond Chanas,
38320 Eybens
Waga Energy na Espanha
Calle Valencia 48, bajo,
08015 Barcelona
Waga Energy na Itália
Via Gustavo Fara 35
20124 Milano (MI)
Waga Energy no Reino Unido
30 Old Bailey, London
EC4M 7AU
Nossas entidades na América do Norte
Waga Energy nos Estados Unidos
150 Monument Rd. Suite 300
Bala Cynwyd, PA 19004


10800 Biscayne Boulevard #440
Miami, FL 33161
Waga Energy no Canadá
1265, rue Trudel, local 4​
Shawinigan (Québec) G9N 8T3